O Cartório

Sobre nós

Bem-vindo ao Cartório do 1º Ofício de Barra do Garças/MT

A unidade extrajudicial do Cartório do 1° Ofício de Barra do Garças/MT foi criada em 12/11/1949, inicialmente recebendo o Oficial à época a incumbência de cumular todas as atribuições legais inerentes às delegações do serviço extrajudicial.

Com o crescimento da Comarca, criação e emancipação de municípios, com a posterior criação de novas comarcas, ocorreram várias desacumulações, e atualmente o registrador da unidade possui atribuições de Registro de Imóveis e Registro de Títulos e Documentos.

Atualmente, a base imobiliária cuja competência é adstrita à delegação da unidade, contempla os Municípios/Distritos: 1) Araguaiana; 2) Barra do Garças; 3) General Carneiro; 4) Pontal de Araguaia; 5) Torixoréu; 6) Toricueije; 7) Vale dos Sonhos; 8) Pindaíba; 9) Paredão Grande; 10) Ministro João Alberto; 11) Nova Brasília; 12) Santo Antônio; 13) Pedra Grande, que ocupam muito além dos 9.078,983 km² de extensão territorial do município de Barra do Garças/MT.

A delegação do serviço extrajudicial foi inicialmente outorgada ao Sr. Valdon Varjão, tendo sido oficiais posteriores a Sra. Helena Costa Jacarandá, o Sr. Danilo Alves Varjão, o Sr. Adalberto Teixeira da Silva e o Sr. Thiago Henrique Campos Chicatti e a Dra. Maria Aparecida Bianchin. Hoje o Oficial Registrador do Cartório é o Dr Julian Barros da Silva.

Aperto de mão sobre mesa com papéis e notebook, vista superior, foco no gesto de negociação.

Missão

“Promover a todas as pessoas os meios de garantir a segurança jurídica, publicidade e a celeridade nos atos registrais, atuando como instrumento de pacificação social e prevenção de litígios, garantindo a satisfação das partes interessadas”.

Visão

“Ser referência na atividade registral, prestar serviços ágeis com prazos de registro inferiores aos estipulados nas normativas legais, realizar uma gestão de excelência com modernidade e segurança jurídica, sendo reconhecido pela sociedade, bem como através de certificações e premiações da qualidade."

Valores

• Segurança Jurídica: efetivar a legislação registral com coerência na sua aplicabilidade;

• Ética: incorporada na execução de nossas atribuições e nas relações profissionais e pessoais;

• Comprometimento: através da dedicação em prol do coletivo, da satisfação das partes interessadas e dos resultados;

• Respeito: pelas pessoas, pelo ambiente, pela diversidade;

• Capacitação Contínua: das pessoas, processos e equipamentos;

• Desburocratização: otimizar os processos internos tornando-os mais céleres, fornecendo acesso direto da sociedade à atividade registral;